SOR

sor_sobresor_sobre

Serviço de Orientação Religiosa

“Em tudo Amar, Servir e Reparar”. (Madre Elisa Andreoli)

O Colégio Elisa Andreoli compreende que a educação é um processo de formação integral na vida do ser humano. Por isso, busca ser presença marcante de comprometimento com a vida das pessoas que fazem parte desta comunidade educativa, tendo um olhar amoroso a exemplo de Maria, a mãe de Jesus. Nesta perspectiva, desenvolve projetos favorecendo o crescimento integral do ser humano e levando-o a uma relação profunda com Deus e à construção de uma sociedade mais justa e solidária.

O setor do SOR (Serviço de Orientação Religiosa) em suas ações educativas, proporciona espaços de convivência, onde a prática do cotidiano tem como exemplo a pessoa de Jesus Cristo. A formação é oferecida à Comunidade Educativa como oportunidade de celebrar, partilhar e vivenciar a própria fé por meio de projetos de formação voltados à identidade humana e cristã.

O SOR engloba no colégio a disciplina do ENSINO RELIGIOSO como área pedagógica, e a PASTORAL ESCOLAR – MOVIMENTO REPARAÇÃO, ou seja, a área da evangelização, considerando que somos uma instituição confessional católica. Em sintonia com a legislação educacional vigente, a proposta pedagógica de Ensino Religioso prescreve o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo em sala de aula.

OBJETIVOS GERAIS DO SOR

* Organizar e acompanhar as aulas de Ensino Religioso (FHCR: Formação Humana e Cultura Religiosa);

* Promover celebrações, momentos de espiritualidade e formação com professores e funcionários;

* Preparar e ministrar os momentos de Formação Humana com os alunos;

* Resgatar a Espiritualidade das Servas de Maria Reparadoras, tendo presente que a reparação tem a ver com “re-criar” o espaço da vida, das relações que geram vida. Significa abertura ao que Deus é para nós na vivência de novas relações com a natureza, com o outro e com nós mesmos;

* Contribuir para a promoção dos valores ético-cristãos no cotidiano da vida escolar.

OBJETIVO GERAL DO ENSINO RELIGIOSO NO COLÉGIO ELISA ANDREOLI

Compreender o componente FHCR que, enquanto área do conhecimento, possibilita o direito aos educandos ao acesso do conjunto de conhecimentos e saberes produzidos pelas culturas e tradições religiosas, a fim de que reconheçam e valorizem a diversidade religiosa presente no mundo e, a partir disso, possam refletir sobre suas escolhas com o objetivo de aprofundar e cultivar a dimensão espiritual, bem como suas consequências e importância na convivência social.

PRESSUPOSTOS

*As ciências modernas: antropologia, sociologia, psicologia e pedagogia reconhecem que não é possível uma aproximação da realidade do ser humano sem considerar o fenômeno religioso;

*Há um reconhecimento de que a Religião é um fenômeno universal e multiforme. Não há homem, mulher ou povos que não tenham a experiência religiosa. Não há vácuo religioso na História, isto é, não há lugar nem cultura que não tenha sua expressão religiosa;

*O Ensino Religioso é de fundamental importância para construir o ser humano integral;

*O Ensino Religioso sensibiliza para o mistério, na alteridade (respeito, colocar-se no lugar do outro). Mistério que fascina a dinâmica da vida.

DSC05022DSC05022

FORMAÇÃO HUMANA E CULTURA RELIGIOSA

Este termo foi adotado a partir de 2005 para denominar as aulas de Ensino Religioso no Colégio. Embora os termos Ensino Religioso ou Educação Religiosa também sejam carregados de sentido, consideramos que Formação Humana e Cultura Religiosa (FHCR) é mais apropriado à nova proposta do Ensino Religioso no Colégio Elisa Andreoli.. Enfatiza-se o cunho ecumênico e de conhecimento do fenômeno religioso nesta nova proposta. Considerando o Ensino Religioso como disciplina escolar e de importância para a formação integral do ser humano, não se pode dar a ideia de que seja uma catequese ou um meio de pregar esta ou aquela fé, mas sim como uma disciplina com prática pedagógica contextualizada e organizada.

Na educação Infantil e no Ensino Fundamental I, procura-se valorizar a importância de cada ser humano na construção de uma sociedade mais digna para todos. Desenvolver o respeito pelo próximo, a valorização e o cuidado com a natureza e a vivência dos valores e das práticas cristãs na forma de participação na vida do Colégio, desenvolvendo-se uma consciência comunitária.

No Fundamental II, por meio de projetos, estudos e debates, os alunos são conduzidos a reflexões relativas aos direitos e deveres, ao uso de sua liberdade, exercitando-se o respeito à diversidade cultural e religiosa.

No Ensino Médio, reflete-se sobre compromisso com a cidadania, sobre a responsabilidade de participar conscientemente, contribuindo com uma sociedade mais humana, para o respeito ao diferente e para o diálogo, em prol de uma convivência fraterna e pacífica, ou seja, promover a coparticipação na construção de uma sociedade livre, justa e solidária, no Colégio ou em qualquer espaço social.

Com base no Conselho Nacional de Educação como disciplina escolar da grade curricular, o Ensino Religioso é considerado parte integrante da formação básica do cidadão, tendo como pressuposto a dignidade humana, independente da opção religiosa. Sua missão é oportunizar aprendizagens e a construção de conhecimentos relativos ao fenômeno religioso.

PROJETOS DESENVOLVIDOS PELO SOR:

  • Projeto: “Maria Visita Nossa Casa”
  • Projeto: “Encontro Com Jesus”
  • Projeto: “Manhãs e Tardes de Formação”

Publicações

CF2017-Cartaz

Styling Reset settings
Demo Site
Layout Style
Colors
  • Base 1
  • Base 2
  • BG color
Background
Fonts (630+ fonts available in admin panel)