Projetos da Educação Fundamental I

Ler e escrever… com a gente é pra valer 

Com objetivo de valorizar as diferenças como forma de constituir a identidade, estimular atitudes de respeito e consideração com o outro e despertar o prazer da leitura aguçando o potencial cognitivo e criativo dos alunos, que as turmas dos quartos anos estão desenvolvendo o projeto “Ler e escrever… com a gente é pra valer “ a partir da leitura do livro paradidático “DRAGUINHO: diferente de todos parecido com ninguém”, de Claudio Galperin.

Alfabetário 

Nas turmas de alfabetização (primeiros anos), uma das prioridades é ensinar a ler e escrever convencionalmente e de modo relacionado às práticas sociais. Então, o foco principal desse projeto é a análise e a reflexão sobre o sistema de escrita e a aquisição da linguagem usada para escrever. Em um projeto de trabalho, ao definirmos o tema, asseguramos o contato dos alunos com determinado grupo de palavras por um tempo. Isso permite criar a familiaridade com os termos e explorá-los bastante com o objetivo de construir novos saberes. No caso específico do projeto dos primeiros anos, a leitura de um livro chamado: “Alfabeto de Histórias”, motivará a exploração do alfabeto e do significado de algumas palavras, implicará na pesquisa e manuseio do dicionário repetidas vezes, bem como a leitura e interpretação dos textos informativos presentes nesse tipo de literatura. Articular propostas de leitura e escrita nesse projeto, criará muitas oportunidades para o grupo se vincular de maneira pessoal e compartilhada com variadas fontes informativas, o que certamente contribuirá muito para o processo de aprendizagem de todos.

Refletir e Pensar 

Em 2015, os quintos anos fazem uma reflexão sobre valores, escolhas éticas, racionais e preferências pessoais, criando suas próprias verdades e buscando maneiras de solucionar seus problemas. O projeto Refletir e Pensar, com referência no livro paradidático “A incrível fuga da cebola”, de Sara Fanelli, leva os alunos à busca de novas ideias e caminhos para formação de seres humanos cada vez melhores.

A Vida e seus Valores

Os segundos anos do Colégio Elisa Andreoli estão realizando durante o ano letivo de 2015, o projeto A Vida e seus Valores. O projeto tem como objetivo principal o respeito as diferenças raciais, sociais e étnicas. As literaturas infantis: “Menina bonita do laço de fita” um clássico de Ana Maria Machado e “Pituxa, a vira-lata” de Walcyr Carrasco, serão os meios mais prazerosos para abordar estas questões com as crianças, pela forma sutil que os autores tratam a beleza negra e a classe desfavorecida economicamente, com delicadeza, simplicidade, usando uma linguagem suave que encanta as crianças.

Passaporte da Leitura

Neste ano com a proposta de incentivar o gosto pela leitura por meio do contato com livros, leituras compartilhadas e histórias contadas lançamos para os alunos do Ensino Fundamental I o projeto: “Passaporte da Leitura”, que tem como objetivo desenvolver habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever. Além de integrar os alunos na prática da leitura propiciam a nossas crianças momentos quando pode ser observada a oralidade, a riqueza de detalhes, a sequência temporal dos fatos, entre outros pontos que fazem parte do desenvolvimento nesta faixa etária. Quanto mais a criança estiver exposta a um repertório amplo com sentidos e significados, melhor será seu desenvolvimento linguístico. A leitura realizada pelos adultos, em casa e na escola, auxiliará esta criança, mais à frente, a constituir o hábito de ler de forma prazerosa e autônoma.

Assim, no dia 18 de agosto, iniciamos o projeto com uma contação de história: “A caligrafia de Dona Sofia” do autor/ ilustrador André Neves realizada pela bibliotecária Fátima.

Somos Diferentes 

Os terceiros anos do Colégio Elisa Andreoli, participam este ano do projeto: Somos Diferentes. O objetivo é trabalhar contra o preconceito e a promoção da inclusão escolar e social, além de desenvolver o hábito de ler e escrever de uma maneira questionadora, onde os argumentos e o direito a igualdade estejam sempre presentes no dia a dia de todos. O projeto tem como referência também o livro “A ararinha do bico torto” de Walcyr Carrasco.

Styling Reset settings
Demo Site
Layout Style
Colors
  • Base 1
  • Base 2
  • BG color
Background
Fonts (630+ fonts available in admin panel)