Movimento Reparação | Colégio Elisa Andreoli Movimento Reparação – Colégio Elisa Andreoli

Movimento Reparação

PASTORAL ESCOLAR – MOVIMENTO REPARAÇÃO

A pastoral escolar é uma ação evangelizadora da Igreja no contexto escolar. Como formadora de conhecimento e de valores humanos e cristãos, a escola deve ser um terreno fecundo no cultivo das sementes do amor, da justiça, do respeito, da tolerância, da dignidade, enfim da busca do Sagrado. Com essa atitude de comprometimento com os valores do Reino de Deus, o Movimento Reparação busca, em suas ações, conscientizar os adolescentes e jovens da sua missão de evangelizar.

O QUE É O MOVIMENTO REPARAÇÃO?

É uma proposta de Espiritualidade das Servas de Maria Reparadoras para adolescentes, jovens e outras pessoas que, inspirando-se em Maria, a Mãe de Jesus, buscam crescer na fé, no compromisso cristão, na amizade e na troca de experiência com outras pessoas que partilham o mesmo ideal de vida.(Cf. Lc 1,38; Jo 2, 1-11; Jo 19,25-27).

O elemento da Reparação é muito atual e nos ajuda na vivência dos valores cristãos. Cada membro do Movimento Reparação, prolonga a atitude de Maria no processo de evangelização para tornar conhecido e amado seu Filho Jesus.

Reparar significa, ter atitudes de prevenção, capacidade de recomeçar e mudar. O horizonte do verdadeiro reparar é o amor, que são relações de mútua cooperação: quem ama, olha, vê, repara. A Reparação aqui é vista como um olhar profundo e transformador cultivando atitudes de solidariedade e compaixão.

No empenho de serviço e Reparação, a imagem de Maria aos pés da cruz, é aquela que conduz e inspira na busca de viver o amor e a solidariedade com todos, de forma incondicional. “Perto da cruz de Jesus, permaneciam de pé a sua mãe…” (Jo 19, 25). Fazer parte do Movimento Reparação é crescer no aprofundamento humano e cristão. É viver o seguimento de Jesus inspirando-nos em Maria, sobretudo no aspecto contemplativo e reparador.

 

Ações desenvolvidas pelo Movimento Reparação:

  1. Encontros semanais – momentos formativos (oração, dinâmicas, leituras bíblicas, debates de assuntos específicos etc.);
  2.  Saídas de convivência, espiritualidade, acampamentos e acantonamentos;
  3. Ação Social engajamento e colaboração de atividades de Ação Social. (Campanhas de Solidariedade e outras iniciativas do próprio grupo.);
  4.  Participação da celebração da Palavra e da Eucaristia;
  5. Encontros de Convivência e Espiritualidade – Realização de Retiros durante o ano, dias de formação;
  6. Participação das datas comemorativas da Congregação SMR (Fundação da Congregação -12 de julho, Nossa Senhora das Dores – 15 de setembro);
  7. Encontro com outros grupos do “Movimento Reparação”/Intercâmbio – Momento de convivência, partilha de experiências e aprofundamento.

Neste ano de 2018, com gratidão, celebramos os 10 anos de comemoração do Movimento Reparação.

“Todas as nossas ações devem ser feitas em Espírito de amor e Reparação”.

(Madre Elisa Andreoli)

Fotos

Styling Reset settings
Demo Site
Layout Style
Colors
  • Base 1
  • Base 2
  • BG color
Background
Fonts (630+ fonts available in admin panel)