• Dos primeiros passos aos primeiros sonhos
  • 48 3321-0000
  • [email protected]
logoazullogoazullogoazullogoazul
  • Home
  • Congregação SMR
    • Congregação SMR
    • Centenário de Missão
    • Hino das Servas de Maria Reparadoras
    • Fotos Históricas
  • Colégio
    • Lista de Material Escolar 2022
    • História
      • História
      • 55 Anos
      • Hino
    • Prática Pedagógica
    • Apoio Pedagógico
    • Programa Socioemocional
    • Serviço de Orientação Religiosa
      • Movimento Reparação
      • Campanha da Fraternidade
        • Origem da Campanha da Fraternidade
        • Oração e Hino da Campanha da Fraternidade
    • Serviço de Orientação Disciplinar
    • Cronograma Escolar
      • Cronograma Geral
      • Educação Infantil
      • Fundamental I
      • Fundamental II
      • Nono Ano
      • Ensino Médio
      • Terceirão
    • Manual do Aluno
      • Infantil
      • Geral
  • Níveis de Ensino
    • Lista de Material Escolar 2022
    • Educação Infantil
      • Período Integral
    • Ensino Fundamental I
      • Período Complementar
    • Ensino Fundamental II
    • Ensino Médio
  • Eventos e Projetos
  • Atividades Extras
    • Educação Física
    • Centro de Esportes
    • Coral
  • Contato
    • Matrículas
  • Acesso Portais
    • Plataforma Elisa
    • Portal do Aluno
    • Portal do Professor

 
 

Campanha da Fraternidade 2022

Pela terceira vez a Educação é abordada como tema da Campanha da Fraternidade, agora sobre o horizonte do Pacto Educativo Global proposto pelo Papa Francisco.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através da Campanha da Fraternidade (CF) 2022, cujo tema é “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Cf. Pr 31,26), para além do período quaresmal, convida-nos durante o ano todo de 2022 e para os próximos tempos, a nos dedicarmos num empenho colaborativo e efetivo em tornar a educação assunto e preocupação de todos. A mesma é tarefa de uma sociedade que almeja por novas práticas sociais, nas quais o ser humano seja valorizado e viva com mais dignidade. O momento é único e profético!

A CF 2022 visa promover um diálogo sobre a realidade educativa no Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário. A mesma, nos convoca a refletir sobre os fundamentos do ato de educar e nos recorda que educar não é um ato isolado. É tarefa da própria Pessoa, da Família, da Escola, da Igreja e de toda a Sociedade. “Não há dúvidas de que a qualidade da educação depende da participação de todos os atores envolvidos em um clima de apoio e solidariedade...” (Texto Base, nº 269).

A Missão Educativa deve favorecer a formação integral da pessoa. A educação é um processo contínuo de aperfeiçoamento humano na escola e na vida “Educar é fundamentalmente formar”. (Paulo Freire). Neste tempo de travessia, na era da tecnologia, no contexto de pandemia, foi e continua sendo necessário empenho coletivo da sociedade para que as Escolas se tornem cada vez mais espaço de esperança e também de construção em relação aos projetos de vida, de uma vida plena, rica de significado de acordo com o Projeto de Jesus, o Mestre por excelência: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10).

Numa sociedade de profundas desigualdades sociais e de tantos contextos de exclusão e de desumanidade, a “bandeira” da educação deve ser a preocupação da Sociedade como um todo, pois a “educação transforma as pessoas e as pessoas transformam seus contextos.” E como nos diz o Texto Base da CF: Não há dúvidas de que a qualidade da educação depende da participação de todos os atores envolvidos em um clima de apoio e solidariedade.” (Texto Base CF 2022, nº 269).

Que a Campanha da Fraternidade, 2022, seja uma forma de nos inserirmos na “grande aldeia que educa”, assim como nos pede o Papa Francisco.  Nossa missão, enquanto Escola Católica, é formar pessoas competentes, humanizadas, solidárias e comprometidas com a mudança social. Desta forma, podemos fazer a diferença, pois acreditamos num futuro melhor. Este é nosso compromisso: ser pequenos “luzeiros, ” a anunciar e testemunha que uma educação de qualidade para todos é possível, como um bem comum e um direito universal.

NILCE
Ir. Nilce Masson

Servas de Maria Reparadoras

Coordenadora do SOR/Pastoral

do Colégio Elisa Andreoli
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ORIGEM DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE
ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE
HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE
VÍDEOS DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Acesso Portais

  • Plataforma Elisa
  • Portal do Aluno
  • Portal do Professor
Colégio Elisa Andreoli