Campanha da Fraternidade 2022
Pela terceira vez a Educação é abordada como tema da Campanha da Fraternidade, agora sobre o horizonte do Pacto Educativo Global proposto pelo Papa Francisco.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através da Campanha da Fraternidade (CF) 2022, cujo tema é “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Cf. Pr 31,26), para além do período quaresmal, convida-nos durante o ano todo de 2022 e para os próximos tempos, a nos dedicarmos num empenho colaborativo e efetivo em tornar a educação assunto e preocupação de todos. A mesma é tarefa de uma sociedade que almeja por novas práticas sociais, nas quais o ser humano seja valorizado e viva com mais dignidade. O momento é único e profético!
A CF 2022 visa promover um diálogo sobre a realidade educativa no Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário. A mesma, nos convoca a refletir sobre os fundamentos do ato de educar e nos recorda que educar não é um ato isolado. É tarefa da própria Pessoa, da Família, da Escola, da Igreja e de toda a Sociedade. “Não há dúvidas de que a qualidade da educação depende da participação de todos os atores envolvidos em um clima de apoio e solidariedade...” (Texto Base, nº 269).
A Missão Educativa deve favorecer a formação integral da pessoa. A educação é um processo contínuo de aperfeiçoamento humano na escola e na vida “Educar é fundamentalmente formar”. (Paulo Freire). Neste tempo de travessia, na era da tecnologia, no contexto de pandemia, foi e continua sendo necessário empenho coletivo da sociedade para que as Escolas se tornem cada vez mais espaço de esperança e também de construção em relação aos projetos de vida, de uma vida plena, rica de significado de acordo com o Projeto de Jesus, o Mestre por excelência: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10).
Numa sociedade de profundas desigualdades sociais e de tantos contextos de exclusão e de desumanidade, a “bandeira” da educação deve ser a preocupação da Sociedade como um todo, pois a “educação transforma as pessoas e as pessoas transformam seus contextos.” E como nos diz o Texto Base da CF: Não há dúvidas de que a qualidade da educação depende da participação de todos os atores envolvidos em um clima de apoio e solidariedade.” (Texto Base CF 2022, nº 269).
Que a Campanha da Fraternidade, 2022, seja uma forma de nos inserirmos na “grande aldeia que educa”, assim como nos pede o Papa Francisco. Nossa missão, enquanto Escola Católica, é formar pessoas competentes, humanizadas, solidárias e comprometidas com a mudança social. Desta forma, podemos fazer a diferença, pois acreditamos num futuro melhor. Este é nosso compromisso: ser pequenos “luzeiros, ” a anunciar e testemunha que uma educação de qualidade para todos é possível, como um bem comum e um direito universal.
