Colégio Elisa Andreoli

Educação Infantil

Educação

Infantil

Na Educação Infantil, do Colégio Elisa Andreoli, as Famílias encontram não apenas profissionais, mas seres humanos entregues ao sagrado ofício de promover uma educação pautada em valores. Muito antes de conquistar as habilidades de leitura e de escrita, um alicerce se estrutura para a vida por meio das vivências na Educação Infantil, etapa responsável pelo desenvolvimento de habilidades para a criança ser e estar no mundo com autenticidade, de forma que a vida interior seja uma soma de recursos socioemocionais, como: colocar-se no lugar do outro, pensar antes de agir e reagir, tomar decisões e resolver conflitos, desenvolver resiliência, autoestima, autocontrole, autonomia, contemplar o belo e ter criatividade.  As atividades desenvolvidas em nosso espaço estimulam o estabelecimento e o fortalecimento das habilidades em brotação nesta fase da vida.

Em nossa Educação Infantil, as crianças frequentam as salas de aula, os parques externo e coberto, a horta, o bosque, o quiosque, o ginásio poliesportivo, as quadras, o pátio, entre outros espaços. Nos espaços citados são desenvolvidas as mais diversas atividades pedagógicas, que envolvem: rotina, roda de conversa, contos e recontos de histórias, piqueniques, pesquisas, explorações, experimentações, descobertas, investigações, atividades de mão na massa e de vida prática, atividades do material didático, vivências dos Projetos temáticos, atividades artísticas e de culinária, educação física, inglês (Programa Bilíngue diário), musicalização e capela.
A Educação Infantil do Colégio Elisa Andreoli prima pelo respeito biopsicológico na Infância. Reconhecemos a importância do vínculo afetivo e do lúdico para o desenvolvimento integral saudável. Compreendemos que é por meio do brincar que a criança se expressa e compreende a si mesma e o mundo que a cerca. Sabemos que o desenvolvimento infantil ocorre por etapas (marcos do desenvolvimento) e que cada uma favorece a brotação de determinadas habilidades. Por conta desse entendimento, as atividades planejadas respeitam o tempo, o ritmo e as características de cada faixa etária.
Baseados nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular- BNCC, nossos planejamentos e projetos temáticos contemplam os campos de experiências – saberes e conhecimentos e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.
Diariamente, na roda de conversa, damos asas à imaginação com temas convidativos à participação das crianças. É na roda de conversa que habilidades como a fala, a escuta respeitosa, o vocabulário e o repertório linguístico são ricamente estimuladas e desenvolvidas. É no momento da  rotina que as crianças ficam “por dentro” das atividades planejadas para o período/dia. Além de motivá-las, esse momento fortalece o sentimento de segurança.
O parque é considerado um momento especial. Diariamente, neste ambiente a imaginação ganha sua máxima expressão linguística e corporal. Falar alto, correr, pular, saltar, rolar, brincar na areia, brincar de esconde-esconde, de super-heróis e heroínas, do(a) personagem preferido(a) é, sem dúvida, uma grande alegria, por isso, o parque é o lugar preferido, dentre os espaços frequentados.
Outro momento importante é, sem dúvida, a aula de inglês do Programa Bilíngue, diariamente, por meio do material didático, de histórias e de recursos lúdicos, as crianças se apropriam do novo idioma, enriquecendo seu vocabulário e repertório linguístico.
A proposta também contempla aulas de Musicalização e Educação Física com os professores especialistas.
As crianças vivenciam, semanalmente, na capela do Colégio, sentimentos como gratidão, respeito, amor, solidariedade, generosidade e fé, por meio de vivências, músicas, gestos, histórias, vídeos, diálogos e orações.
Desenvolvemos semanalmente a educação emocional também por meio do Projeto intitulado de  “Emocionômetro”. Através deste, cada criança é estimulada a se perceber, nomear o que sente e localizar no painel o smile que representa o que deseja nomear. Este momento auxilia muito na identificação dos sentimentos e autorregulação das emoções.
Quinzenalmente, na Hora do Conto, as crianças vivenciam com a Bibliotecária Fátima, momentos de contação de histórias, são contadas histórias especiais voltadas para o socioemocional .
O ambiente é permeado pela alegria contagiante das crianças e o tempo de permanência é embalado por muita música, movimento, brincadeira de faz de conta, oficinas e atividades do livro e do projeto.
Nossa equipe é formada por professores especialistas que têm em comum a qualificação profissional e a paixão pela missão de educar.
Desta forma, o nosso fazer pedagógico é repleto de atividades planejadas que, por meio de recursos lúdicos, estimulam e favorecem a identidade, educação emocional, autonomia, socialização, atenção, concentração, memória, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, raciocínio lógico matemático, motricidade fina e global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e temporal, bem como lateralidade, aspectos tão importantes para o desenvolvimento infantil.

A Educação Infantil é dividida em três etapas:

Infantil I– 3 anos, a completar até 31 de março do ano a ser cursado;
Infantil II– 4 anos, a completar até 31 de março do ano a ser cursado;
Infantil III– 5 anos, a completar até 31 de março do ano a ser cursado.

Horário de Funcionamento:

MATUTINO
1ª aula: 8h às 8h45min
2ª aula: 8h45min às 9h30min
RECREIO: 9h30min às 9h50min
3ª aula: 9h50min às 10h35min
4ª aula: 10h35min às 11h20min
5ª aula: 11h20min às 12h05min

 

VESPERTINO
1ª aula: 13h30min às 14h15min
2ª aula: 14h15min às 15h
3ª aula: 15h às 15h45min
RECREIO: 15h45min às 16h05min
4ª aula: 16h05min às 16h50min
5ª aula: 16h50min às 17h35min

O que tem na

Educação Infantil

Escanear o código