Educação Infantil
A Educação Infantil do Colégio Elisa Andreoli prima pelo respeito biopsicológico na Infância. Reconhecemos a importância do vínculo afetivo e do lúdico para o desenvolvimento integral saudável. Compreendemos que é por meio do brincar que a criança se expressa e compreende o mundo que a cerca. Sabemos que o desenvolvimento infantil ocorre por etapas e que cada uma favorece a brotação de determinadas habilidades. Por conta desse entendimento, as atividades planejadas respeitam o tempo, o ritmo e as características de cada faixa etária.
É no momento da rotina que as crianças ficam “por dentro” das atividades planejadas para o período/dia. Além de motivá-las, esse momento fortalece o sentimento de segurança.
Diariamente, na roda de conversa, damos asas à imaginação com temas convidativos à participação das crianças. É na roda de conversa que habilidades como a fala, a escuta respeitosa, o vocabulário e o repertório linguístico são ricamente estimuladas e desenvolvidas.
O parque é considerado um momento especial. Neste ambiente a imaginação ganha sua máxima expressão linguística e corporal. Falar alto, correr, pular, saltar, rolar, brincar na areia, brincar de esconde-esconde, de super-heróis e heroínas, do(a) personagem preferido(a) é, sem dúvida, uma grande alegria, por isso, o parque é o lugar preferido, dentre os espaços frequentados.
As crianças vivenciam, semanalmente, na capela do Colégio, sentimentos como gratidão, respeito, amor, solidariedade, generosidade e fé, por meio de vivências, músicas, gestos, histórias, vídeos, diálogos e orações.
Quinzenalmente, as crianças, escolhem livros de literatura infantil que são emprestados para levarem para casa. A escolha acontece num dos diversos momentos de contação de histórias que ocorre dentre as atividades realizadas.
Outro momento mágico é, sem dúvida, a aula de inglês do Programa Bilíngue, diariamente, por meio do material didático, de histórias e do Kit Lego, as crianças são estimuladas a criar objetos, cenários e animais. São convidadas a dar asas à imaginação, tomar decisões, resolver conflitos e solucionar problemas. Desta forma, se apropriam do novo idioma, enriquecendo seu vocabulário e repertório linguístico.
A proposta também contempla aulas de Musicalização e Educação Física com os professores especialistas.
O ambiente é permeado pela alegria contagiante das crianças e o tempo de permanência é embalado por muita música, movimento, brincadeira de faz de conta, oficinas e atividades lúdicas.
Nossa equipe é formada por professores especialistas que têm em comum a qualificação profissional e a paixão pela missão de educar.
Desta forma, o nosso fazer pedagógico é repleto de atividades planejadas que, por meio de recursos lúdicos, estimulam e favorecem a identidade, educação emocional, autonomia, socialização, atenção, concentração, memória, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, raciocínio lógico matemático, motricidade fina e global, equilíbrio, esquema corporal, organizações espacial e temporal, bem como lateralidade, aspectos tão importantes para o desenvolvimento infantil.
A Educação Infantil é dividida em três etapas:
- Infantil I – 3 anos, a completar até 31 de março do ano a ser cursado;
- Infantil II – 4 anos, a completar até 31 de março do ano a ser cursado;
- Infantil III – 5 anos, a completar até 31 de março do ano a ser cursado.
Horário de Funcionamento:
-
MATUTINO
1ª aula: 8h às 8h45min
2ª aula: 8h45min às 9h30min
RECREIO: 9h30min às 9h50min
3ª aula: 9h50min às 10h35min
4ª aula: 10h35min às 11h20min
5ª aula: 11h20min às 12h05min
VESPERTINO
1ª aula: 13h30min às 14h15min
2ª aula: 14h15min às 15h
3ª aula: 15h às 15h45min
RECREIO: 15h45min às 16h05min
4ª aula: 16h05min às 16h50min
5ª aula: 16h50min às 17h35min
A equipe é composta de:
- Psicopedagoga
- Assistente Social
- Coordenação Pedagógica
- Coordenação Disciplinar
- Serviço de Orientação Religiosa
- Direção Pedagógica
Simone Veiga
Coordenadora Pedagógica