PROGRAMA SOCIOEMOCIONAL
“Liderança é comunicar o valor e o potencial das pessoas de forma tão clara que elas se sintam inspiradas a vê-las em si mesmas. ”
Cientes da importância e necessidade da formação integral dos alunos, em 2020, o Colégio Elisa Andreoli integrou no currículo escolar do Ensino Fundamental I e II o Programa socioemocional, o Líder em Mim. O mesmo, foi implementado após a realização da capacitação dos professores e da equipe escolar.
O Líder em Mim é um programa internacionalmente reconhecido que tem como missão promover a mudança comportamental em todo o ambiente escolar por meio da educação socioemocional. O Programa favorece que os alunos desenvolvam relações mais saudáveis com as pessoas que os cercam, alcançando a transformação comportamental.
As competências socioemocionais, muito requeridas pelo mercado de trabalho e pela sociedade, são um conjunto de habilidades não-cognitivas que impactam em nosso comportamento, atitudes, modos de pensar e são também influenciadas pela nossa personalidade.
O Líder em Mim é um processo de transformação comportamental, que trabalha com resultados mensuráveis em três vertentes: Habilidades de Liderança, Cultura da Escola e Resultados Acadêmicos.
O desenvolvimento das competências socioemocionais promove o aumento do rendimento escolar, melhora a autonomia e a responsabilidade dos alunos, a diminuição de problemas de comportamento no ambiente escolar, desenvolve valores como respeito, empatia e capacidade de entender o outro tornando o ambiente escolar um espaço mais humanizado e integrado às famílias. Envolve não somente os alunos, mas também os professores e demais funcionários e as famílias dos alunos como protagonistas deste processo de mudança na vivência diária.
Fundamentado em teorias do desenvolvimento humano, O Líder em Mim, promove a estruturação do currículo socioemocional, possibilitando o desenvolvimento das competências do século 21, necessárias para tornar os alunos mais independentes e confiantes, para que sejam felizes na escola e na vida, e para que sejam agentes transformadores de uma sociedade melhor.
A metodologia: a vivência dos 7 hábitos
O programa trabalha com a vivência dos 7 hábitos e a quebra de paradigmas, cujos resultados se relacionam diretamente com os 5 domínios das competências socioemocionais: Consciência, estabilidade emocional, abertura a novas experiências, amabilidade e extroversão.
Por trás de cada um dos 7 hábitos, conteúdos e práticas são desenvolvidos no cotidiano escolar garantindo uma formação que vai também ao encontro das exigências da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As competências socioemocionais solicitadas pela BNCC são: comunicação, trabalho e projeto de vida, argumentação, autoconhecimento e autocuidado; empatia e cooperação; responsabilidade e cidadania.
O Líder em Mim enxerga capacidades em todas as crianças e vê em cada uma delas um líder em potencial a ser desenvolvido e estimulado.
Os 7 Hábitos criam uma linguagem comum. Quando os envolvidos – professores, demais funcionários, alunos e pais – começam a usar uma mesma linguagem, ocorre uma melhoria na comunicação e na vivência diária.