RUMO AO CENTENÁRIO DE MISSÃO DAS SERVAS DE MARIA REPARADORAS NO BRASIL (1921 – 2021)
A pedido da Igreja (Papa Bento XV), em 1920, os Padres da Ordem dos Servos de Maria vieram da Itália para o Brasil, em 12 de agosto de 1920. Dentre eles, Dom Próspero Bernardi foi o primeiro Bispo a tomar posse da nova Prelazia, Alto Purus, em Sena Madureira – Acre.
Devido a imensa extensão territorial e a carência de missionários e missionárias para atender a demanda de evangelização, na vasta região, os Servos de Maria solicitaram à Madre Elisa, que enviasse Irmãs para as missões no Acre, principalmente para atender no setor educativo e pastoral. Assim, tocada profundamente com o mandato de Jesus: “Ide pelo mundo inteiro e proclamai o Evangelho a todas as criaturas” (Mc. 16,15), prontamente atendeu ao apelo da Igreja, através da solicitação da Ordem dos Servos de Maria, enviando, em 1921, seis Irmãs italianas, voluntárias para o Brasil, com o objetivo de atender as
necessidades emergentes e colaborar na evangelização, através da educação, saúde e promoção humana. Ser missionária sempre foi o desejo de Madre Elisa. Ela própria costumava dizer: “Meu desejo é fazer com que Jesus se torne amado e conhecido por muitos corações”. Ela dizia às Irmãs missionárias, que a representasse em terras de missões.
As seis Irmãs partiram da Itália em 27 de junho de 1921, chegaram a Sena Madureira no dia 14 de novembro de 1921. Desta maneira, toma lugar na história o gesto corajoso e carregado de fé de Madre Elisa e das pioneiras missionárias, em terras brasileiras.
Em 1923, as Irmãs ampliaram suas atividades para outras cidades do Acre: Rio Branco e Xapuri. Em 1932, ultrapassando o Estado do Acre, as Irmãs abriram novas fronteiras de missão dedicando-se à educação, saúde, atividades pastorais e projetos
sociais na cidade do Rio de Janeiro e, em 1947, em Santa Catarina. Posteriormente, novas aberturas se realizaram nas demais regiões do Brasil e outros países da América Latina.
Madre Elisa desejava muito vir ao Brasil, mas não foi possível devido aos inúmeros compromissos na Itália e também pela sua saúde frágil. Seu sonho se realizou através das Irmãs missionárias por ela enviadas.
Em 2021 a Congregação completará e celebrará 100 anos de missão no Brasil, primeiro país a ser contemplado por Madre Elisa com missão ad. gentes. Celebrar o centenário de missão no Brasil é motivo de louvar ao Senhor por todas as graças recebidas. Somos profundamente gratas às Irmãs que nos precederam na missão, pela incansável dedicação, pelas vidas doadas na fidelidade ao Senhor, com fé e coragem, na alegria do dom da própria vocação. Gratidão também por todas as pessoas que se doaram e continuam compartilhando a missão da Congregação.