Serviço de Orientação Disciplinar

“Dos primeiros passos aos primeiros sonhos...”.

       A escola, desde os primeiros passos de um(a) aluno(a), deve ser vista como um espaço acolhedor, onde a criança, o adolescente e o jovem se sintam bem ao frequentá-la, sejam recebidos com carinho e respeitados como cidadãos.  Além disso, que lhes proporcione condições para desenvolver o potencial e oportunidades para exporem as ideias e, assim, encontrarem nos estudos a estrutura para evoluírem como pessoas, terem lugar na sociedade e no mundo.

        O Serviço de Orientação Disciplinar (SOD) do Colégio Elisa Andreoli tem como objetivo a formação dos alunos em uma linha de atitudes responsáveis e em um comportamento consciente, livre e coerente com as normas regidas pela Sociedade e Comunidade Escolar.

       A orientação da disciplina é exercida por uma equipe de profissionais idôneos, denominados Inspetores e Monitores Disciplinarese um Coordenador Disciplinar.

       O SOD, em sintonia com as Coordenações Pedagógicas, participa, orienta e faz as intermediaçõesnas ocorrências disciplinares encorajando as crianças e adolescentes a serem responsáveis, respeitosos, resilientes e empoderados para ao longo da vida terem habilidades em solucionarem problemas e tornarem-se cidadãos felizes e contribuintes para uma sociedade plena.

 

A disciplina do Colégio é fundamentada em alguns pontos, como:

- Amável e firme, baseada no respeito mútuo;

-A escola é o ensaio da vida, mostrando habilidades como responsabilidade, autocontrole, disciplina e empatia;

- Descobrimento de suas capacidades, possibilitando a autoconfiança, assim poderão aprender o correto e corrigir os erros;

- Construção de vínculos com os colegas, professores e funcionários.

   

Compete à Coordenação Disciplinar, bem como ao Inspetor de Disciplina:

I - Verificar as causas das dificuldades dos alunos na área disciplinar.

II - Fazer um diagnóstico disciplinar de cada turma.

III -Registrar as ocorrências disciplinares que passarão a constituir um registro para análise da vida escolar do aluno.

IV - Organizar a entrada, saída, recreios, intervalos de aulas e acompanhar as informações do aplicativo.

V - Verificar e exigir dos alunos o uniforme completo da Escola.

VI - Verificar periodicamente as agendas dos alunos e ficar atento à frequência nas aulas.

VII- Orientar os alunos diante das faltas cometidas.

VIII - Colaborar com os Coordenadores Pedagógicos e demais professores na realização das atividades extracurriculares e extraclasse, na parte de disciplina.

IX - Na ausência do professor, assumir a liderança da turma.

X - Participar, quando convidado, das reuniões do conselho pedagógico consultivo e conselho de classe trazendo atualizadas as fichas de ocorrências disciplinares.

 

       O Serviço de Orientação Disciplinar trabalha a retenção de valores necessários à formação do cidadão crítico, pensando no amanhã, ajustando as falhas do passado sem perder o contato com o hoje e esse vínculo é fortalecido pela equipe de monitores e inspetores que têm o compromisso de proporcionar ambientes num espaço de inclusão, mediar situações de conflitos, orientar os alunos na faltas cometidas, intervir de forma harmoniosa nas transgressões das regras do Manual do Aluno, dialogar, ouvindo as partes, e buscando sempre as relações de cooperação e amizade.